<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d-4817938303012866301', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

10.9.05

Delícia de Bruschetta

O termo bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões Lazio e Abruzzo, derivada da palavra bruscato (tostado ou torrado no forno ou na grelha). Há também outros nomes para bruschetta, como fetunta, na região da Toscana, derivado das palavras fetta unta, isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.

Esta saborosa iguaria italiana, pouco conhecida no Brasil, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Como os pães italianos são diversificados variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado frisella ou frisedda. Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano (como na receita que estou propondo abixo).

Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora também dá um sabor especial. Prefira tostar o pão na grelha ao invés de torrá-lo no forno, pois assim ele fica macio por dentro e com uma casca crocante externamente. Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as brusquetas em forno alto, por alguns minutos, impedindo assim que o pão endureça.

Bruschette Siciliane

Ingredientes
- 500 g de tomate cereja
- 3 dentes de alho
- manjericão fresco
- orégano
- peperoncino rosso (pimenta vermelha)
- azeite de oliva extravirgem
- pão italiano amanhecido
- sal a gosto

Preparo
Corte os tomates em cubinhos e acrescente 2 dentes de alho bem picadinhos.
Adicione o manjericão, o orégano, o sal e o azeite. Misture bem todos esses ingredientes tudo como se fossem uma salada. Reserve.
Leve as fatias de pão ao forno já preaquecido (180° C). Quando estiverem quase douradas, retire-as e esfregue o alho e a pimenta nos dois lados da fatia. Leve novamente ao forno para dourar sem deixar queimar. Retire-as do forno e coloque sobre cada fatia ainda quente, uma porção da salada já preparada.

Dica: pode ser servida como antipasto (entrada).

Ficou com água na boca, vero?
Prepare esta noite e delicie-se... |=;-Dx

3 colherada(s) em «Delícia de Bruschetta»

ah, SE fiquei com água na boca!!! e nem é tão difícil de preparar, né?
uma boa pedida!
beijos
Blogger cíntia em 10/9/05 22:56 h |

 

Ig, adoro bruschettas e tem um restaurante aqui, do Sérgio Arno, especializado nelas, comi uma com linguiça porcini que era uma delícia! pena que é um pouco caro ...

Ahh, eu também aprendi a fazer uma com shimeji, aquele cogumelo escuro japones, que também fica uma delícia! fiz em casa no meu aniversário e elas fizeram sucesso!

humm, poderia passar o dia inteiro aqui falando delas, mas prefiro come-lás, hahaha]

bjs
Blogger Unknown em 22/9/05 17:14 h |

 

Marcinha: me envia por e-mail a receita dessa com shimeji?

Cíntia: quando tenho vontade de comer algo salgado e não sei exatamente o que é (sabe quando vem a vontade inesperada de algo gostoso?) eu preparo bruschette e mi ricrio u core, como se diz por aqui... :o)

Baci a tutte e due.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:55 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial