<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

25.8.05

Tradição dos Aniversários

Comemorar o aniversário não é uma tradição muito antiga. Os egípcios comemoravam somente os aniversários de seus governantes quando aconteciam desfiles e suntuosas festividades. Os romanos também comemoravam o aniversário dos deuses homenageando-os com corridas de bigas e desfiles imponentes. Os simples mortais não podiam ser honrados, nem mesmo lembrados no dia se seus aniversários.

Já a invenção do bolo de aniversário é relativamente recente. A tradição tem cerca de 200 anos apenas. Bolos preparados com massa de pão adocicada e cobertos com açúcar foram os primeiros bolos de que se tem notícia e são originários da Alemanha. Conta uma lenda que se o bolo de aniversário murchasse no forno, era um sinal de má sorte para o ano seguinte. Moedas, anéis e braceletes eram assados dentro dos bolos e os convidados que recebessem as fatias com tais preciosidades teriam a garantia de riqueza e felicidade no futuro. Já os anéis significavam casamento.

Antigamente os povos rezavam sobre as chamas da fogueira. Eles acreditavam que a fumaça levasse seus pedidos e pensamentos até Deus, o que deu origem a tradição da vela acesa. Se você apagar a vela em um só sopro, seus desejos serão atendidos. A tradição continua marcando a data em quase todas as culturas. Para se comemorar o aniversário não é imprescindível um bolo muito elaborado, o que vale mesmo é o simbolismo e compartilhar o momento com quem gostamos.

2 colherada(s) em «Tradição dos Aniversários»

que maravilha! agora quando chegar meu aniversário, vou colocar umas surpresinhas na massa... mas não anéis. quem sabe umas amêndoas, ou umas passas... só pra fazer uma releitura da lenda. o que achas???
amIGa, adoro este blog!!!
beijos mil
Blogger cíntia em 27/8/05 19:49 h |

 

Cíntia,

Sempre é bom re-inventar coisas.
E se alguém te perguntar, já tens uma lenda pra contar o porquê das surpresinhas dentro do bolo.

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:35 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial